quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

PASTOR ENVELHECE, OVELHAS NÃO.


Fiquei triste com a tristeza daquele colega com quase 70 anos. Ele aspira e se julga capaz de pastorear uma igreja que está sem pastor há quase três anos e que neste tempo passara por três divisões. Veladamente foi recusado por causa da idade e o porta-voz da recusa (que tem 72 anos) afirmou que “a igreja quer um pastor mais jovem”. Imagine!
Ora, neste momento aquela igreja precisa é de alguém experiente e não de outro que esteja recente no ministério ou iniciando agora. Poderia até ser por um tempo determinado, tipo ministério de rescaldo para num futuro não tão longínquo, passar o cajado para alguém mais jovem. Entendo até que certos pastores precisam ter autocrítica quanto ao seu desenvolvimento intelectual, raciocínio e atualização, porque quem não faz isto é velho em qualquer idade!   
Conheço algumas histórias de pastores idosos que por “livre e espontânea pressão” tiveram que deixar o pastorado e passa-lo para um mais jovem. Este, ao assumir o pastorado implementou mudanças radicais e não emplacou dois anos no ministério. “ Ah, que saudade do pastor fulano, se fosse ele isto não tinha acontecido”. Mas saudade não coloca gasolina no velho carro do pastor velho, não paga os seus remédios, plano de saúde, e não lhe dá condições de compra de uma roupa nova! Este ancião a que me refiro, ganhava ao tempo de hoje três mil reais mensais livres, mas ao deixar o pastorado foi viver de 450 reais pelo intocável INSS e o magnífico plano de saúde chamado SUS. Podem imaginar o choque existencial na vida do obreiro? Por dois anos, enquanto pude eu o ajudei mensalmente. Hoje eu não sei nada dele!Sei de uma história de três igrejas que após os seus pastores se afastarem, mantiveram o seu salário e moradia até que eles morram. Três únicas histórias; se houver outra, que me contem.Normalmente as igrejas desejam que seus pastores lhe dediquem tempo integral, o que é legitimo. Mas diante do abandono de nossos velhos pastores, podemos mesmo criticar aque les que buscam uma profissão alternativa, algo que o sustente depois de jubilado no ministério? Não podemos desprezar os pastores mais velhos! Roboão fez isto; diz o texto em II Cro. 10:8 : “ Porem ele desprezou o conselho que os anciãos lhe tinham dado e tomou conselho com os jovens que haviam crescido com ele e o serviam”. Roboão aumentou o peso do seu governo em cima do povo e com isto povo se rebelou contra a casa de Davi até os dias de hoje!E os pastores que no decorrer de seus ministérios sofreram uma queda e por isto se tornaram velhos e inaproveitáveis? Fico pensando se o velho Pedro com seu curriculum se candidatando ao pastorado de uma igreja: cortara a orelha de um soldado porque errara a cabeça, ajudara e assistira a Jesus nos milagres e mesmo assim negou-o por três vezes, e agora quer pastorear uma igreja? E o rei Davi? E Paulo com seu passado de grande violência? Não, não servem.Lembra-se de Winston Churchill? Foi considerado velho para o seu país, a Inglaterra e afastado, mas quando esta entrou em guerra contra a Alemanha e perdia, chamaram Churchill aos 81 anos que comandou o seu país na vitória! Um teólogo caipira me disse que num carro pesado de bois, o tocador do carro coloca o boi velho na frente para dar direção, e atrás coloca bois novos e sobre estes o peso. Usam os jovens, mas não se dispensa o boi velho!Não, não tenho planos, idéias quanto ao sustento condigno dos obreiros aposentados, mas penso estar provocando uma discussão sobre o assunto. Roma nunca abandona os seus padres e estes não passam necessidades. Viver pela fé é também um ato das ovelhas para com os seus pastores, porque senão vamos continuar achando que ovelhas não envelhecem, mas os pastores sim e são descartáveis!

Francisco Veloso


Um comentário:

Lia Fonseca disse...

gostei demais desse texto, parabéns