terça-feira, 14 de dezembro de 2010

COMO LHE DIZER FELIZ NATAL?



Alguns de vocês chegaram no meu coração ( grego – centro das emoções) recentemente. Alguns até me conheciam antes, ficavam meio que na periferia d’eu, depois entraram e não saem mais, porque também  isto eu não quero! Outros estavam lá há mais tempo,  de sandálias, de bermudas e sem camisa, numa “nice”...!rs. Creia, juntando todos, não é grupo tão grande não por causa de meus defeitos. Mas apesar disto, você estão no fundo coração velosiano,... e não sairão mais! Todos hoje estão numa “árvore que canta” plantada no meu coração ( copiando a PIB – Vitória-ES).

GALERA, O SEGUINTE: não vou estar com vocês neste natal e ano novo, porque estarei em Miami com Rachel e Deborah, minhas netas gêmeas, um aninho a quems vou conhecer agora. Estou como aquele cara que está indo para a maternidade para parir intelectualmente duas pérolas americaninhas! Mas eu não poderia ir sem antes lhes dizer: feliz natal e 365 natais outros em 2011. Ósculos.

Francisco Veloso

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

POR QUE A PRESSA?


Ela vem me abraça e fala: “tio Velooooso,...”! Eu a olho de cima embaixo,... linda mulher aos 11 anos. Cabelos escovados, batom “vermelho-escuro-egipcio-marciano”  ( ultimamente inventam nomes para cores), vestido bem cortado e junto ao corpo; saltos altos ( da mãe), jóias várias e facilmente visíveis. Anda e fala como mulher; porque a pressa? Eu a peguei no colo quando bebê e agora não posso abraçá-la como criança!Minha esposa me disse que tempos atrás participou de um parto numa criança de nove anos, e mais recentemente de uma de quatorze; sim, nove e quatorze anos e obviamente foi cesária. Como explicar isto para aquelas “mães”? Por que esta pressa de nossas crianças ( principalmente as meninas)? Por que certos pais as querem enfeitadas como adultas? Como elas estão crescendo tão rápido? Alguém escreveu: “ Tudo se aprende pelo modo mais difícil quando se quer crescer depressa demais. Loucos os que pensam que aproveitar cada momento preenche o vazio de adormecer sozinho noites a fio.” Francis J. Osollev disse que “pais desatentos gerarão filhos em alguma coisa, detentos.”  Não estou pregando a burka! Uma mãe autorizou a filha a comprar uma sandália no shopping e ela voltou com um sutiã para aumentar o peito. Não entendeu e não aceitou a bronca da mãe porque o que pagara era menos do que seria pago pela sandália, ou seja, ainda não sabe dimensionar o tamanho da vida. As meninas ( os meni nos tb) estão expostas aos outdoors com apelos sensuais, internet, cinemas e estas coisas as empurram para uma erotização precoce. Na verdade, muitos pais tratam seus filhos como se fossem adultos e outros não se preocupam com nada: deu coisas, não tem que se dar! Nossas meninas estão sendo roubadas de nós e delas mesmo; e depois atendo pais que me perguntam:“ o que foi que fiz?” A Dra Rosely Saião diz que “ a principal tarefa dos pais é transmitir valores familiares”; ela tem razão, mas eu fico a me perguntar: e quando estas famílias não os têm, ou têm mai$ valore$. Ensinar a criança no caminho em que deve andar ( Prov. 22:6), é ensiná-la também que existem fases a serem vencidas no crescimento, no amadurecimento e não achar engraçado a erotização precoce; que pode gerar uma mãe e netos precoces!

Francisco Veloso